terça-feira, 25 de setembro de 2012

MAIS UM ATO EXPLÍCITO DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA


      Não pude deixar de compartilhar com meus leitores e irmãos de fé, a notícia que circulou hoje - 25/09/2012 - nos populares jornais do RJ, incluindo o JORNAL EXTRA. A notícia trata de uma igreja evangélica - Projeto Vida Nova, na Vila da Penha, onde os pastores “convidam” mil meninas e meninos a entregar-lhes os saquinhos que conseguiram na rua para receber outros, “abençoados por Deus”.
      Segundo a reportagem, os saquinhos de doces são queimados e trocados por outros, cuja embalagem diz "Jesus, o único protetor das crianças".
      "-A gente pede para trocar o doce abençoado (da igreja) pelo amaldiçoado. Nosso projeto é um meio de trazer as crianças (que não são evangélicas) para o bem, livrando-as do mal. Se a criança come doce (de rua), pode plantar uma semente dentro dela. Eles (outros religiosos) invocam os espíritos para que entrem nos doces - diz." Palavras de um dos líderes dessa igreja.
      Penso em como a massa consegue ainda ser enganada por estes que usam de uma arma baixa, que é a intolerância, assim como a discriminação, para disseminar o ódio entre diferentes. O mundo é pluricultural, qualquer cabeça pensante consegue assim ver, que é impossível ditar um só costume, uma só alimentação, uma só religião, um só Deus para todo um país. E lembro-me da grande canção do Roberto Carlos: "Se as cores se misturam pelos campos. É que flores diferentes vivem juntas." E assim somos, partes de uma natureza plural, com milhões de espécies de seres vivos, milhares de diferentes minerais, e todos essenciais e que só funcionam em conjunto.
      O que mais me intrigou é o fato do apelo no meio de uma festa que hoje já se tornou cultural em nosso país. É mexer com a cabeça dos nossos pequenos, que ainda estão em formação e optarão pelo seu caminho religioso ou não; é mexer na cultura, quase que milenar de um país; e quanto as providências? ninguém toma.






domingo, 23 de setembro de 2012

SABÃO DA COSTA

     
     Sempre foi muito comum o uso do sabão da costa nas casas de umbanda e candomblé, a
 fins de limpeza espiritual. Mas afinal, de que é feito e para que serve este sabão?
      A origem do Sabão da Costa é a Costa do golfo da Guiné, em África. Naquela zona do Globo é também conhecido por Osé Dudu. É muito utilizado em rituais — tanto na África como no Brasil — nos Cultos Afro-Brasileiros, nos banhos e também para lavar todo o material ritualístico a fim de tirar toda a energia deixada por quem manuseou anteriormente esses objetos.

      É um sabão sólido, de cor escura e o perfume é amadeirado, feito com ervas medicinais. A sua composição original é com banhas e cinzas de ervas, mas muitos Axés, preparam o seu próprio Sabão da Costa utilizando uma base de glicerina, água e algumas das seguintes ervas: nó de pinho, óleo de coco, benjoim, juá, macassá, levante, tapete de Oxalá, manjericão, saião, capeba, alfazema, alecrim, peregun, pitanga, colónia, rosa branca, aroeira. Porém outros Terreiros de Umbanda utilizam na sua composição: aroeira, arruda, guiné e espada de São Jorge.

     Fontes antigas indicam que o seu uso vem desde a época de 1620, quando já era importado para o Brasil, pois era o preferido dos escravos e libertos.
     Além da sua função de descarrego de energias negativas  promove uma profunda limpeza corporal. Atua também no combate a caspa, cravos, espinhas, manchas escuras, comichão e fungos do couro cabeludo. É também muito eficaz  no controle do suor.
      Utilizado antes de dormir, o seu banho propicia uma limpeza profunda, descarregando os maus fluídos absorvidos durante o dia, proporcionando assim um sono tranquilo.

10.000 visualizações

   
      É com enorme satisfação que posto agradecendo a todos que colaboraram para que atingíssemos a marca de 10.000 visualizações neste blog. O intuito do blog 'Irmandade Umbandista Luz de Aruanda' é realmente esse, informar o maior número de pessoas para que a nossa fé e a nossa cultura seja cada vez mais respeitada e valorizada dentro da ótica do conhecimento. Só assim podemos ser respeitados.
      Que cada vez mais pessoas possam ler, discutir, entender neste blog e em outros tantos, assuntos pertinentes a Umbanda.
      E que mesmo no meu tempo, um pouquinho apertado, por conta do trabalho profissional e o trabalho dentro da casa de santo, consiga sempre estar aqui com vocês, informando, trazendo discussões e conhecimento, e, assim, crescendo também dentro da espiritualidade que nos oferece essa linda religião.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

AS CRIANÇAS ESPIRITUAIS - NO REINO DE IBEJIS


Ibeiji


Ibeiji, o único Orixá permanentemente duplo. É formado por duas entidades distintas e sua função básica é indicar a contradição, os opostos que coexistem. Num plano mais terreno, por ser criança, a ele é associado tudo que se inicia: a nascente de um rio, o germinar das plantas, o nascimento de um ser humano.
No dia de Ibeiji, 27 de setembro (o mesmo de Cosme e Damião, com quem são sincretizados), é costume as casas de culto abrirem suas portas e oferecerem mesas fartas de doces e comidas para as crianças, elevadas à condição de representantes na terra do Orixá.
Regem a falange das crianças que trabalham na Umbanda.

Atribuições

Zelar pelo Parto e Infância. Promover o amor(união), a harmonia e o equilíbrio entre os sentimentos.

São a alegria que contagia a Umbanda. Descem nos terreiros simbolizando a pureza, a inocência e a singeleza. Seus trabalhos se resumem em brincadeiras e divertimentos. Podemos pedir-lhes ajuda para os nossos filhos, resolução de problemas, fazer confidências, mexericos, mas nunca para o mal, pois eles não atendem pedidos dessa natureza.
São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces.
Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também tem funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás, sendo extremamente respeitados pelos caboclos e pelos pretos-velhos.
É uma falange de espíritos que assumem em forma e modos, a mentalidade infantil. Como no plano material, também no plano espiritual, a criança não se governa, tem sempre que ser tutelada. Ibeijada, Erês, Dois-Dois, Crianças, Ibejis, são esses vários nomes para essas entidades que se apresentam de maneira infantil.

No Candomblé, o Erê, tem uma função muito importante. Como o Orixá não fala, é ele quem vem para dar os recados do pai. Ainda no Candomblé, o Erê tem muitas outras funções, o Yaô, virado no Erê, pode fazer tudo o que o Orixá não pode, até mesmo as funções fisiológicas do médium, ele pode fazer. O Erê muitas vezes em casos de necessidade extrema ou perigo para o médium, pode manifestar-se e trazê-lo para a roça, pegando até mesmo uma condução se for o caso.
Na Umbanda mais uma vez, vemos a diferença entre as entidades/divindades. A Criança na Umbanda é  uma manifestação de um espírito cujo desencarne normalmente se deu em idades infanto-juvenis. São tão barulhentos como os Erês,  embora alguns são bem mais tranqüilos e comportados.
No Candomblé, os Erês, tem normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaiê, Pipocão, Formigão, para os de Oxossi, Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum, Rosinha, para os de Yemanjá, Conchinha Dourada e por ai vai. 
As Crianças da Umbanda tem os nomes relacionados normalmente a nomes comums, normalmente brasileiros. Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho, Cosminho, etc...
As crianças de Umbanda comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas, os Erês do Candomblé além desses, comem frangos e outras comidas ritualisticas como o Caruru, etc...  Isso não quer dizer que uma Criança de Umbanda não poderá comer Caruru, por exemplo. Com Criança tudo pode acontecer.
Quando incorporadas em um médium, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras (arte) como qualquer criança. É necessária muita concentração do médium (consciente), para não deixar que estas brincadeiras atrapalhem na mensagem a ser transmitida.
Os "meninos" são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as "meninas" são mais quietas e calminhas, há sempre excessões ,rs. Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com fome, etc... Estas características, que às vezes nos passam desapercebido, são sempre formas que eles têm de exercer uma função específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou alguém da assistência.
Os pedidos feitos a uma criança incorporada normalmente são atendidos de maneira bastante rápida. Entretanto a cobrança que elas fazem dos presentes prometidos também é. Nunca prometa um presente a uma criança e não o dê assim que seu pedido for atendido, pois a "brincadeira" (cobrança) que ela fará para lhe lembrar do prometido pode não ser tão "engraçada" assim.
Poucos são aqueles que dão importância devida às giras das vibrações infantis.
A exteriorização da mediunidade é apresentada nesta gira sempre em atitudes infantis. O fato, entretanto, é que uma gira de criança não deve ser interpretada como uma diversão, embora normalmente seja realizada em dias festivos, e às vezes não consegamos conter os risos diante das palavras e atitudes que as crianças tomam.
Mesmo com tantas diferenças é possível notar-se a maior características de todos, que é mesmo a atitude infantil, o apego a brinquedos, bonecas, chupetas, carrinhos e bolas, como os quais fazem as festas nos terreiros, com as crianças comuns que lá vão a busca de tais brinquedos e guloseimas nos dias apropriados. A festa de Cosme e Damião, santos católicos sincretizados com Ibeiji,  à 27 de Setembro é muito concorrida em quase todos os terreiros do pais. 
Uma curiosidade:  Cosme e Damião foram os primeiros santos a terem uma igreja erguida para seu culto no Brasil. Ela foi construída em Igarassu, Pernambuco e ainda existe.
As festas para Ibeiji, tem duração de um mês, iniciando a 27 de setembro (Cosme e Damião) e terminando a 25 de outubro, devido a ligação espiritual que há entre Crispim e Crispiniano com aqueles gêmeos, pela sincretização que houve destes santos católicos com os "ibejis" ou ainda "erês" (nome dado pelos nagôs aos santos-meninos que têm as mesmas missões.
Nas festas de ibeiji, que tiveram origem na Lei do ventre-Livre, desde aquela época até nossos dias, são servidos às crianças um "aluá" ou água com açúcar (ou refrigerantes adocicados no dia de hoje), bem como o caruru (também nas Nações de Candomblés).
Não gostam de desmanchar demandas, nem de fazer desobsessões. Preferem as consultas, e em seu decorrer vão trabalhando com seu elemento de ação sobre o consulente, modificando e equilibrando sua vibração, regenerando os pontos de entrada de energia do corpo humano.
Esses seres, mesmo sendo puros, não são tolos, pois identificam muito rapidamente nossos erros e falhas humanas. E não se calam quando em consulta, pois nos alertam sobre eles.
Muitas entidades que atuam sob as vestes de um espírito infantil, são muito amigas e têm mais poder do que imaginamos. Mas como não são levadas muito a sério, o seu poder de ação fica oculto, são conselheiros e curadores, por isso foram associadas à Cosme e Damião, curadores que trabalhavam com a magia dos elementos.

Características

Cor
Rosa e azul (branco, colorido)
Fio de Contas
Na umbanda azul e rosa. No Candomblé, contas e miçangas leitosas coloridas.
Ervas
jasmim, alecrim, rosa
Símbolo
Gêmeos
Pontos da Natureza
Jardins, praias, cachoeiras, matas...( as crianças vibram em todos os pontos da natureza )
Flores
Margaridas, rosa mariquinha, rosa cor de rosa.
Essências
De frutas
Pedras
Quartzo rosa
Metal
Estanho
Saúde
Alergias, anginas, problemas de nariz, raquitismo, acidentes
Planeta
Mercúrio
Dia da Semana
Domingo
Elemento
Fogo
Chakra
Todos, especialmente o Laríngeo
Saudação
Oni Beijada – “Ele é dois” ou “ Salve os dois “
Bebida
Guaraná (Suco de frutas, água de coco, água com mel, água com açúcar, caldo de cana)
Animais
Coelhos e animais de estimação.
Comidas
Caruru, doces e frutas.
Numero
2
Data Comemorativa
27 de Setembro
Sincretismo:
São Cosme e São Damião

Aos leitores...


Através deste peço desculpas pelo longo tempo sem postar; a Irmandade Umbandista Luz de Aruanda encontra-se com muitas funções e por isto anda me faltando um pouco de tempo, além do consumido para produzir e apresentar o programa 'Umbanda - Luz de Aruanda' pela www.radioumbandabrasil.com, que vai ao ar às segundas feiras -22h.
Pois bem, a partir de outubro, quando já teremos realizado as nossas festividades de Ibejadas, retornaremos as postagens normais.
Obrigado pela compreensão e carinho de todos vocês leitores deste blog.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CALENDÁRIO DAS GIRAS - SETEMBRO






SETEMBRO

05 – GIRA DE CABOCLOS E EXUS – 19:00 H (QUARTA - FEIRA)
12 – GIRA DO POVO DO ORIENTE E CIGANOS – 19:00 H (QUARTA - FEIRA)
19 – GIRA DE PRETOS VELHOS E IBEJADAS– 19:00 H (QUARTA - FEIRA)
26 – ESTUDO E DESENVOLVIMENTO – 19:00 H (QUARTA - FEIRA)

29 – FESTA DAS CRIANÇAS ESPIRITUAIS - IBEJADAS – 17:30 h ( SÁBADO )