segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

OKÊ ARÔ OXOSSI



 
      Alguns textos aqui do blog falam sobre o Orixá Oxosse e seus falangeiros na umbanda. Comidas ritualísticas, preces, entre outras características. Neste texto decidi escrever ou tentar descrever o que sinto quando falo em Oxosse.
      Oxosse é um dos Orixás do panteão Nagô que melhor representa o que é belo, o que é harmônico e o que é vigor. Oxosse é a beleza das matas, das florestas, do colorido brilhante da vegetação e das estampas perfeitas que cada animal selvagem possui. Oxosse é a harmonia que sustenta a vida da natureza, é o equilíbrio que mantém as relações entre as várias formas de vida. Oxosse é o vigor e a energia que provêm das matas e alimenta nosso corpo, mente e espírito.
      Oxosse é muito bem representado pelos nossos Caboclos na Umbanda, espíritos que já encarnaram como nativos(em sua maioria) e viviam em perfeita harmonia com a mãe natureza.
      Oxosse é a mesa farta após o suor do trabalho. É a alegria inexplicável de acordar ao som do canto dos passarinhos. É o vigor que preenche a cada um de nós, quando estamos em harmonia com nossa matéria e espírito.
      Oxosse é o colorido das frutas, a leveza de um dia alegre, o sorriso sincero e a força guerreira. É a liberdade expressa no voo das aves e em nós, todas as vezes que tomamos coragem.
      Ao observamos um filho ou filha de Oxosse vemos a alegria, a jovialidade, a coragem, o pensamento livre, o vigor, a presença divina dentro de nós, seres humanos.
      Que Oxosse(sincretizado como S.Sebastião no RJ e comemorado 20-01 pelas casas de Umbanda), através da força de todos os seus Caboclos possa preencher nossos corações de muita alegria e fartura de bons sentimentos! Okê Arô Pai Odé!
Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário