domingo, 4 de setembro de 2011

CHEGOU SETEMBRO, SALVE A FALANGE DAS CRIANÇAS ESPIRITUAIS!

 
      O mês de setembro sempre chega trazendo a expectativa pela chegada da festa das Crianças, para sacerdotes, médiuns e simpatizantes da Umbanda. A festa das Crianças ou Ibejadas é com certeza uma das mais bonitas do calendário umbandista. Doces, cores, alegrias, crianças, ânimo, harmonia, risos, tudo formando uma corrente de felicidade em nossos corações. Ainda lembro de minha infância, como gostava da chegada do mês de setembro e contava os dias para o dia de Cosme, a cada manhã na escola, quando a professora escrevia a data na lousa. As festas nos terreiros de umbanda e a festa de todas as crianças nas ruas, nas filas de doces marcaram minha infância, fizeram parte da minha construção. Ah como estas imagens me fazem bem! Estas lembranças trazem muita felicidade e saudades.
      Hoje, com o aumento exponencial de evangélicos (protestantes), e, por consequência, do preconceito quanto a rituais pertinentes a umbanda e candomblé, a tradição de distribuição de doces às crianças vem se perdendo cada vez mais. Uma tradição que fez parte da infância de meus pais, de meus avós e de muitos de vocês que estão lendo este artigo. Mas nós umbandistas ainda conservamos nossas festas às crianças, com doces sim e com alegria e cores. E como é bonito ver nos terreiros o sorriso das crianças com as brincadeiras das Beijadas (crianças espirituais da Umbanda), o olhar brilhando quando estão com seus saquinhos de doces nas mãos, a inocência destes seres que são o nosso futuro e muitas das vezes chegam em nossos terreiros desprovidos até do amor de suas famílias. Afinal os valores estão mudando em velocidade máxima...
      A falange das crianças espirituais sob a proteção de Ibeji, os Orixás gêmeos, sincretizados na umbanda como Cosme e Damião, forma a linha de Ibeji ou linha de Ibejadas, cuja cor representativa é o rosa. A linha das crianças espirituais é formada por espíritos puros, inocentes e que geralmente vem sob a roupagem de crianças. Todos trazem a alegria, porém uns trabalham mais com a energia de cura, outros com caminhos, outros com energizações, outros com conversas, outros ainda desfazem feitiços. As crianças do espaço se relacionam diretamente com o Orixá de cabeça de seu médium, seus nomes são nomes infantis como Juliana, Ritinha, Pedrinho, Rosinha, Mariazinha, Joaozinho, Zezinho, Chiquinho, Florzinha, Mariana, entre outros, acompanhados do ponto da natureza onde mais vibra a entidade, da cachoeira, da pedreira, da praia, da mata, das almas, da calunga, do jardim, do rio, da beira do rio, da beira da praia, do oriente, entre outros. A guia ou fio de contas é feito de contas azuis e rosas ou em algumas casas todo colorido. De acordo com a linha de trabalho, cada entidade deste grupo tem suas preferências de ímãs, uns trabalham com pedrinhas, outros com flores, outros com água, outros com ervas; uns gostam de doces; outros de frutas, enfim é uma linha de grande força e que trabalha em diversas causas: físicas, materiais e espirituais.
Oni Ibejada, Salve as Crianças!

Um comentário:

  1. salve as crianças!!!!
    mês lindo!!com certeza lembro desta data com muito carinho!
    minha mãe era devota de cosme e damião e sempre deu doces!
    tenho muito admiração por estes santos.
    salve minhas crianças queridas!!!

    ResponderExcluir