Saravá a todos irmãos umbandistas e simpatizantes da religião. Hoje a Umbanda celebra 103 anos de institucionalização e nós, umbandistas ou não, devemos comemorar e agradecer a Deus pelos passos cada vez maiores que estamos dando contra a intolerância e o preconceito. Salve a memória do médium Zélio de Moraes, que há 103 anos atrás, através de seu mentor, o Caboclo das 7 Encruzilhadas, tornou público e o conhecimento da Umbanda e a fez ser respeitada como culto.
O Caboclo das 7 Encruzilhadas apresentou-se com este nome para expressar que para ele e para o culto que melhor se organizava agora não haveriam fronteiras, nem a fronteira da intolerância, nem do preconceito.
Zélio foi muito importante para o movimento umbandista, que já existia antes dele com certeza, através dos trabalhos dos Caboclos e Pretos Velhos que já trabalhavam pelo nosso país; por tanto, Zélio não foi o fundador da Umbanda, mas sua atuação foi muito importante para o respeito que temos hoje.
Durante muitos anos, muitos médiuns e dirigentes de culto umbandista foram perseguidos até mesmo pela polícia, tamanho era o preconceito e a crença de que éramos satânicos. Esta fama de satânicos veio da massa evangélica, principalmente das igrejas neo pentecostais, que percebiam o crescimento da Umbanda e disseminaram este preconceito para toda população brasileira. Desta forma conquistaram muitos adeptos do nosso culto e criaram um verdadeiro terror da população para conosco.
Nós que estamos dentro da Umbanda, religião esta que cultua Deus e o celebra a todo instante através da natureza e dos espíritos trabalhadores, devemos agradecer a todos os médiuns e dirigentes que lutaram para que o nosso culto resistisse e chegasse aos dias de hoje. Ainda temos que lutar bastante, há muito preconceito embutido na sociedade, mas já podemos comemorar, até a Rede Globo homenageou este dia 15 com uma bonita apresentação e uma campanha contra o preconceito.
Salve a Umbanda, a única religião oficialmente brasileira reconhecida! Salve toda essa nação brasileira, cheia de crenças, de misticismo, de fé e de esperança! Salve todos os médiuns de Umbanda, todos os simpatizantes, salve todas as forças da natureza, que se manifestam através de nossos Orixás e salve todos os Caboclos, Pretos Velhos e Crianças que trabalham em prol da humanidade.
Salve Irmãos(ãs) de fé, de luz, de amor e de caridade. Precisamos sim, cada vez mais nos entrosando e passando nossos conhecimentos e colocando à disposição de quem desejar pesquisar, aprender, ou mesmo somente ler.
ResponderExcluirHá 40 anos, sou um eterno aprendiz de minha amada Umbanda a que respeito sob todas formas, embora eu a pratico na simplicidade dos pés descalcços, e uma roupa branca, sem atabaques, sem nada que conote para quem vem nos visitar algo que para eles possa ser interpretado como fatos que não são a realidade do que estão vendo.
Agradeço me aceitarem em vosso grupo e espero que participem outrossim de meu blog: UMBANDA DO AMOR ONDE IRÃO ENCONTRA MUITOS ARTIGOS.
SAARAVÁ A TODOS E MUITO AXÉ.
Antonio DE VÔ CIPRIANO- acevangel .blogspot.com