quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Intolerância religiosa e os nossos direitos!

"A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam à vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças.
As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. A religião e a crença de um ser humano não devem constituir barreiras a fraternais e melhores relações humanas. Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei, independente da orientação religiosa. 
O Brasil é um país de Estado Laico, isso significa que não há uma religião oficial brasileira e que o Estado se mantém neutro e imparcial às diferentes religiões. Desta forma, há uma separação entre Estado e Igreja; o que, teoricamente, assegura uma governabilidade imune à influência de dogmas religiosos. Além de separar governo de religião, a Constituição Federal também garante o tratamento igualitário a todos os seres humanos, quaisquer que sejam suas crenças. Dessa maneira, a liberdade religiosa está protegida e não deve, de forma alguma, ser desrespeitada.

Há casos de explícita agressão física e moral a pessoas de diferentes religiões, levando até mesmo a homicídios. Entretanto, muitas vezes o preconceito não é mostrado com nitidez. É comum o agressor não reconhecer seu próprio preconceito e ato discriminatório. Todavia, é de fundamental importância a vítima identificar o problema e denunciá-lo. 
O agressor costuma fazer uso de palavras ofensivas ao se referir ao grupo religioso atacado e aos elementos, deuses e hábitos da religião em questão. Há também casos em que o agressor desmoraliza símbolos religiosos, queimando bandeiras, imagens, roupas típicas e etc. Em situações extremas, a intolerância religiosa pode se tornar uma perseguição que visa o extermínio de um grupo com certas crenças, levando a assassinatos, torturas e enorme repressão."  Retirado do site: http://www.guiadedireitos.org


      Umbandistas, candomblecistas, místicos, esotéricos, espíritas kardecistas, espiritualistas; não podemos mais permitir que sejamos vítimas de atos preconceituosos para conosco, por simplesmente possuirmos outra crença. Somos iguais, perante as leis e perante ao Criador. Também temos o direito de dizer qual é a nossa religião quando somos perguntados. Não podemos mais ser perseguidos por uma camada fanática de evangélicos e de alienados que os seguem irracionalmente. Há lei para nos amparar. Religião não caracteriza ninguém, indifere do caráter e das boas ações de cada um, por tanto merecemos respeito para com nossas crenças, nossos guias, nossos objetos de culto e nossas opiniões.
      O mundo é diverso, cada povo em cada canto da Terra vê Deus e seus protetores da sua maneira. As diversas religiões que existem e já existiram no mundo são extensas fontes de culturas para a humanidade. Cada qual tem a sua beleza, os seus valores. O Judaísmo, o budismo, o xintoísmo, o islamismo, o cristianismo, as seitas africanas, a umbanda, o candomblé, as crenças indígenas, cada qual tem o seu valor cultural e moral e devem ser respeitadas.
      Não podemos mais nos esconder e abaixar nossas cabeças, em pleno século XXI precisamos nos unir para que os nossos direitos, que já são garantidos por lei possam ser exercidos. Abaixo a discriminação religiosa. Não quero ser tolerado, quero ser respeitado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

Nenhum comentário:

Postar um comentário