terça-feira, 24 de novembro de 2015

O Mistério dos Pontos Riscados na Umbanda


Desde os tempos mais remotos, o homem floresceu enquanto um ser capaz de armazenar informações e passar o seu conhecimento sobre tudo o que o cercava através das primeiras escritas em muitas cavernas e rochedos ao redor do mundo.  Essas imagens e símbolos, muitas vezes captavam seu modo de vida, rotinas diárias, maneiras de colheitas e muitas outros aspectos.  Muitos historiadores alegam que algumas gravuras de animais transcritas nos recantos de grutas e formações rochosas pelo homem pré-histórico era uma tentativa não só de registrar que tipos de animais eles caçavam, mais também para atrair estes mesmos animais para perto do seu habitat, afim de que estivessem mais disponíveis para serem caçados e servirem de alimento.  Em adendo, observa-se aí uma tentativa em manipular as forças da natureza através de recursos ditos "mágicos" para um determinado propósito: sua subsistência.
Através dos milênios, seja em cada região do globo em que passarmos, cada cultura possui seus símbolos, amuletos de sorte e diagramações que possuem significados bem específicos.  Cada cultura e religião, seja ela politeísta (adepta de vários deuses) ou monoteísta (adepta de apenas uma divindade) possuem seus símbolos com seus respectivos valores simbólicos.  Um grande exemplo é o Cristianismo que possui como símbolo maior a cruz, o judaísmo a estrela de davi, o islamismo a lua crescente circundando uma estrela de cinco pontas e etc.  

Dentro da Umbanda, tal como outros segmentos religiosos, a mesma possui seus elementos sagrados litúrgicos, dentre eles estão os pontos riscados.  Quem nunca adentrou um Terreiro de Umbanda e nunca viu gravado no chão ou nas chamadas "tábuas" grafias com simbologias agrupadas e riscadas com linhas e outras desenhos?  Pois bem, os chamados "Pontos Riscados" nada mais são que uma "assinatura espiritual", que podem trazer a mensagem quanto a forma de trabalho de um guia, sua origem, sua missão espiritual, a quem está submetido, falange, quebra de demanda, descarrego, atração das mais variadas formas de energias e etc.  O ponto riscado dentro da Umbanda é um fundamento muito importante dentro de sua prática religiosa, visto que é através dele é que são firmados os trabalhos de uma sessão/gira/cangira.  Portanto, a natureza do pontos riscado vai depender dos tipos de símbolos empregados pelo guia, o qual cada símbolo e seu conjunto desempenhará uma atração ou repulsão de forças, segundo as necessidades antevistas pelo guia para os seus trabalhos espirituais.  Meu fraterno saravá a todos... !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário