quinta-feira, 19 de novembro de 2015

ZÉ MALANDRINHO

MALANDRINHO

O Malandrinho é uma das Entidades mais novas nos Terreiros de Umbanda. A origem desta falange está associada aos ‘discípulos’ de Zé Pelintra, o grande mestre do Catimbó (ritual afro-brasileiro comum no nordeste, especialmente em Pernambuco). No entanto, ele (o Malandrinho) nada tem a ver com Zé Pelintra, a não ser algumas semelhanças tais como: gosto pela boemia, os jogos, as mulheres (que tratam como rainhas) e a sabedoria de lidar com os problemas da vida e como sair deles.

As Entidades que compõe esta falange são na sua maioria, Espíritos que viveram na sua última reencarnação, situações de abandono familiar, e, não tendo como sobreviverem, fizeram da rua, a sua morada. Nela aprenderam a sobreviver e a se proteger. Alguns se tornaram ‘experts’ em jogos de azar como baralho, dados, ‘porrinha’ etc. Outros trabalharam em Cabarés, onde eram muito paparicados pelas ‘meninas’, que eles defendiam com unhas e dentes. E tem ainda aqueles que se tornaram ‘contadores de estórias’. Em troca de algumas doses de bebidas, cigarros e alguns trocados, contavam casos que tiravam da sua própria imaginação ou ainda situações que viveram.

Malandrinho é uma Entidade alegre, extrovertida, defensor dos mais fracos e principalmente dos desregrados. À esses, ensina que malandragem não é vadiagem. E sim, a arte de saber viver com ética e responsabilidade: O que se faz, deve fazer bem feito, caso contrário, vai pagar pelo erro. Não gosta de enganar as pessoas de bom coração. Mas com aquelas que se julgam muito espertas, ele ta sempre dando uma ‘rasteira’. Gosta de ouvir os problemas das pessoas que o procuram. Apesar de sua aparência jocosa, está sempre voltado à prática da caridade e da evolução espiritual de seus médiuns.

Em suas incorporações gosta de roupas leves e sem formalidades. As camisas estão sempre pra fora da calça. Se usar gravata, vai estar sempre com o nó afrouxado. Ou seja: ele gosta de se sentir livre para dançar e cantar em suas incorporações.  As cores das roupas são sempre em tons fortes ou estampadas. Sua bebida geralmente é a cachaça. Mas vemos em alguns Terreiros de Umbanda, Malandrinho bebendo cerveja ou batidas de limão (limãozinho). Está sempre descalço, pois gosta de sentir o chão que pisa.

Sua comida predileta é a farofa com linguiça e carne-seca assada na brasa ou frita. Existem ainda aqueles que apreciam na farofa, ovos mexidos, sardinhas, manjubinhas, camarões, entre outros petiscos.
As cores da sua ‘guia’ são o preto e o vermelho.
Usa charutos ou cigarros.
O baralho está sempre presente nos trabalhos do Malandrinho.


         Uma reza de Umbanda para o Malandrinho:
         “Quem disse que a rua não é lugar bom
           Não conhece Malandrinho e nem o seu coração.
           Moço da esquina e da ladeira
           Com ele eu subo e não desço
           Com ele firmo o passo
           E alcanço.
           Na rua deixo minha oferenda
           Pra quem nela sabe morar
           Malandrinho é morador antigo
           E só cobra de quem tem pra pagar.
           Quem diz que de tudo sabe
           Muito ainda tem que aprender
           Eu como sou aprendiz
           Peço a Malandrinho pra me valer.” (faça o pedido)


4 comentários:

  1. Que coisa mais linda. Salve a malandragem, luz nos nossos caminhos! (Aparecida)

    ResponderExcluir
  2. Alquem ai sabe ond essa grande entidade trabalha se poderem tira essa curiosidade agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele trabalha muito bem, dês dos 6 anos de idade, já vi abaixo de Deus e nosso senhor Jesus Cristo fazer muitos milagres e colocar muitas gente pra trabalhar e ser feliz por isso digo realmente e difícil ver a entidade na cabeça de alguém. Mais acha.

      Excluir