sexta-feira, 20 de julho de 2012

CRUZEIRO DAS ALMAS


     
      Um CRUZEIRO DAS ALMAS representa uma passagem, ou ainda, a representação de um portal onde o espírito passa de um plano vibratório para outro e o Orixa que rege este campo de ação é Obaluayê, juntamente com Nanã e as entidades, pretos velhos e exus que trabalham nesta linha.
Podemos interpretar "plano vibratório" como campo de energias, isso pode se aplicar a diversas situações que estejamos passando em nossas vidas como por exemplo: Uma doença física, emocional, uma obsessão complexa ou mesmo simples, magoas, ódios, rancores e todo sentimento de ordem negativa e daí vem a necessidade da TRANSMUTAÇÃO que significa também a modificação de vibração que nos problemas citados acima seria o oposto ou seja o lado positivo.
      Se nos referimos a "planos" podemos ainda simplificar por "passagens" para que de forma simples nos tornemos mais compreendidos e daí vem o título de Pai Obaluayê como também "SENHOR DAS PASSAGENS"
      Direcionamo-nos agora para uma casa, centro, tenda de Umbanda onde encontramos nos terreiro sempre um "cantinho" das almas" ou o CRUZEIRO DAS ALMAS. Muitas vezes um determinado guia nos da uma vela branca e nos pede para firma-la no mesmo, logo interpretamos que estamos com eguns, quiumbas ou algum sofredor, mas nos esquecemos que tal qual no campo santo ou na calunga pequena (cemitério), ali também é um ponto natural e sagrado de Obaluayê e muitas vezes a "vela" não para os outros, mas sim para nós mesmos, para podermos com a ajuda do Pai Transmutarmos algo de ruim ainda que não estamos conseguindo sozinhos resolver dentro de nós.
Lembramos ainda que o Cruzeiro de um centro tem a função de proteger também a casa de ataques de seres infelizes vampiros espirituais, etc... Como no campo santo é feito. É um campo energético onde espíritos mais evoluídos com funções específicas, trabalham doutrinando espíritos inferiores desencarnados. Através das preces que ocorrem neste lugar, muita energia é utilizada no encaminhamento e doutrina de almas.
      Como podem ver nada tem a ver um cruzeiro das almas com azar ou chamamentos da morte, isso é fruto de crendices populares e gente infelizmente ainda mal informada dentro e fora da Umbanda.
Além de um campo de proteção para a casa, ali ficam direcionadas as forças do Orixa Obaluayê, para que de forma sagrada e ritualistica elas possam ser evocadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário