segunda-feira, 18 de julho de 2011

ERVAS CONSAGRADAS A EXU

         
          Tanto nos cultos umbandistas quanto nas diversas nações do candomblé, as ervas estão sempre presentes em todos os tipos de trabalhos e obrigações. Dentro da mitologia africana existem lendas (itans) que contam como cada orixá recebeu de Ossãe(Orixá cultuado nos candomblés, Senhor das Folhas) o segredo, a magia de cada folha. Exu, orixá mensageiro, senhor dos limites, também tem suas folhas e mirongas.
            Dentro da umbanda utilizamos as folhas de Exu nas limpezas e consagração de imagens e outros materiais pertinentes aos nossos Exus compadres e comadres, que são entidades que representam a energia do Orixá Exu e trabalham na umbanda por evolução espiritual, guiados pela energia de Exu e dos Orixás para quais trabalham.
            Mas as folhas de Exu não servem só para se tratar espiritualmente dos ‘assentamentos’, elas também servem para descargas pesadas, para defumações, para limpezas de comércios, além de algumas terem funções medicinais. Vejamos abaixo algumas ervas de Exu e suas funções nos cultos e em nosso dia-a-dia.

Amendoeira: Seus galhos são usados nos locais em que o homem exerce suas atividades lucrativas. Na medicina caseira, seus frutos são comestíveis, porém em grande quantidades causam diarréia de sangue. Das sementes fabrica-se o óleo de amêndoas, muito usado para fazer sabonetes por ter efeitos emolientes, além de amaciar a pele.

Amoreira: Planta que armazena fluidos negativos e os solta ao entardecer; é usada pelos sacerdotes no culto a Eguns. Na medicina caseira, é usada para debelar as inflamações da boca e garganta.

Aroeira: Além de estar relacinada a outros orixás, a aroeira também é ligada a Exu  e tem aplicação nas obrigações de cabeça, nos sacudimentos, nos banhos fortes de descarrego e nas purificações de pedras. É usada como adstringente na medicina caseira, apressa a cura de feridas e úlceras, e resolve casos de inflamações do aparelho genital. Também é de grande eficácia nas lavagens genitais.

Avelós – Figueira-do-diabo: Seu uso se restringe a purificação das pedras do orixá antes de serem levadas ao assentamento; é usada socada. A medicina caseira indica esta erva para combater úlceras e resolver tumores.

Cana-de-açúcar: Suas folhas secas e bagaços são usadas em defumações para purificar o ambiente antes dos trabalhos ritualísticos, pois essa defumação destrói energias negativas de eguns. Não possui uso na medicina caseira.

Comigo-ninguém-pode: São utilizadas em assentamentos de exus e como defesa de lares e comércios. Devemos ter cuidado, pois é extremamente venenosa. Tem o poder de dispersar e afastar energias negativas relacionadas a inveja de inimigos.

Figo do Inferno: Somente as folhas pertencentes a este vegetal são de Exu. Na liturgia, ela é o ponto de concentração de Exu. Não possui uso na medicina popular.

Folha da Fortuna: É empregada em todas as obrigações de cabeça, em banhos de limpeza ou descarrego e nos abôs de quaisquer filhos-de-santo. Na medicina caseira é consagrada por sua eficácia, curando cortes, acelerando a cura nas cicatrizações, contusões e escoriações, usando as folhas socadas sobre os ferimentos. O suco desta erva, puro ou misturado ao leite, ameniza as conseqüências de tombos e quedas.

Jurubeba: Utilizada em banhos preparatórios de filhos recolhidos ao ariaxé. Na medicina caseira, o chá de suas folhas e frutos propiciam um melhor funcionamento do baço e fígado. É poderoso desobstruente e tônico, além de prevenir e debelar hepatites. Banhos de assentos mornos com essa erva propiciam melhores às articulações das pernas.

Mangueira: É aplicada nos banhos fortes e nas obrigações de ori, misturada com aroeira, pinhão-roxo, cajueiro e vassourinha-de-relógio, do pescoço para baixo. Ao terminar, vista uma roupa limpa. As folhas servem para cobrir o terreiro em dias de algumas funções. Na medicina caseira é indicada para debelar diarréias rebeldes e asma. O cozimento das folhas, em lavagens vaginais, põe fim ao corrimento.

Pau D’alho: Os galhos dessa erva são utilizados nos sacudimentos domiciliares e em banhos fortes, feitos nas encruzilhadas, misturadas com aroeira, pinhão branco ou roxo. Na encruzilhada em que tomar o banho, arrie um mi-ami-ami, oferecido a Exu, de preferência em uma encruzilhada tranqüila. Na medicina caseira ela é usada para exterminar abscessos e tumores. Usa-se socando bem as folhas e colocando-as sobre os tumores. O cozimento de suas folhas, em banhos quentes e demorados, é excelente para o reumatismo e hemorróidas.

Picão da Praia: Não possui uso ritualístico. A medicina caseira o indica como diurético e de grande eficácia nos males da bexiga. Para isso utilize-o sob a forma de chá.

Pinhão Roxo: Esta planta possui o grande valor de quebrar encantos e em algumas ocasiões substitui o sacrifício de Exu. É poderoso nos banhos de limpeza e descarrego, e também nos sacudimentos domiciliares, usando-se os galhos. Não possui uso na medicina popular.

Urtiga Vermelha: Participa em quase todas as preparações do ritual, pois entra nos trabalhos fortes, de descarrego e limpeza. É axé dos assentamentos de Exu e utilizada nos ebó de defesa. Esta planta socada e reduzida a pó, produz um pó benfazejo.

Xiquexique: Participa nos banhos fortes, de limpeza ou descarrego. São axé nos assentamentos de Exu e circundam os ebó de defesa. O povo indica esta erva para os males dos rins.

José Carlos Mello, dirigente da Irmandade Umbandista Luz de Aruanda.



Um comentário: